quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

O EVANGELHO PURO

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 1.3

Em sua brilhante sátira Screwtape Letters (Cartas do Enterno), C.S. Lewis imaginou este memorando do demônio Murcegão para seu aprendiz Cupim, que desesperadamente procurava impedir que seu "paciente" humano vivesse o cristianismo bíblico: Meu caro Cupim, o verdadeiro problema a respeito do grupo com o qual o seu paciente convive, é que ele é meramente cristão. Todos têm, é claro, interesses individuais, mas o laço que os une é o cristianismo. O nosso alvo, se chegam ao ponto de se tornarem cristãos, é mantê-los em um estado de espírito ao qual chamo de "cristianismo e". Você sabe: Cristianismo e a Crise, Cristianismo e a Nova Corrente Psicológica, Cristianismo e a Nova Ordem, Cristianismo e a Cura Pela Fé, Cristianismo e a Pesquisa Psíquica, Cristianismo e o Vegetarianismo, Cristianismo e a Reforma Ortográfica...

Se não podemos impedi-los de serem cristãos, então que o sejam com certos qualificativos. Substitua a fé por alguma moda que tenha um colorido cristão. O uso de modas, na área do pensamento, tem por objetivo distrair a atenção dos homens para que não percebam o real perigo no qual se encontram. Direcionamos o clamor da moda, em cada geração, contra os vícios que oferecem menos perigo e fazemos que sua aprovação se fixe na virtude mais próxima do vício que desejamos tornar endêmico. Nossa estratégia é fazê-los pegar em extintores, enquanto está acontecendo uma enchente, e agrupá-los naquele lado do barco que já está prestes a afundar. Assim, a moda será expor os perigos do entusiasmo, enquanto todos estão se tornando mundanos e apáticos. Um século mais tarde, quando realmente os estivermos tornando como que embriagados de emoção, a moda será clamar contra os perigos da "mera compreensão". 

As épocas marcadas por crueldade são levadas a se colocarem em guarda contra o sentimentalismo; nos períodos de irresponsabilidades, são colocados clamores contra a respeitabilidade; nas épocas de libertinagem, os clamores são contra o puritanismo; e sempre que os homens estiverem se colocando na condição de escravos e de tiranos, o liberalismo será o bode expiatório.


ATÉ MAIS GENTE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDO DA SEMANA

SEMANA DE 03 DE MARÇO

  A MEDIDA DA NOSSA FORÇA   Texto Bíblico: Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena - Provérbios 24.10   Queb...